O que é o Marketing de Afiliados e como funciona?

Com certeza você já ouviu falar bastante sobre o marketing de afiliados, certo? Principalmente nos últimos meses, quando a pandemia da Covid-19 fez muitas pessoas trabalharem de casa, buscando novas possibilidades para ganhar dinheiro. 

Mas o sucesso dessa estratégia não é de hoje: nos últimos 10 anos, o setor de marketing de afiliados apresentou um aumento de pelo menos 28%.

Ou seja, já deu para compreender o quanto o mercado de afiliação vem crescendo e como tem potencial, não é? Agora, continue a leitura deste texto para entender melhor como funciona esse negócio tão lucrativo que é o Marketing de Afiliados. Boa leitura! 

O que é Marketing de Afiliados e como funciona?

Na última década, a internet tornou-se um ambiente produtivo para diversos empreendedores e até mesmo para quem não está inserido no mundo dos negócios, mas busca oportunidades para conseguir um dinheiro de forma online. 

Entre as muitas inovações tecnológicas que ganharam espaço com essas novas possibilidades de empreender — como o próprio Marketing de Conteúdo — está o programa de afiliados (ou Marketing de Afiliados). 

Na prática, funciona assim: é uma estratégia de marketing digital utilizada por empresas e até mesmo empreendedores digitais para aumentar as suas vendas através de uma rede de sites parceiros. Existem, no entanto, três personagens principais:

  • O empreendedor/empresa: que tem um produto ou serviço e deseja vendê-lo; 
  • O cliente: é quem vai comprar o produto ou serviço; 
  • O anunciante (afiliado): é o responsável pela intermediação entre empreendedor e cliente.

Ou seja, o anunciante pode ser qualquer pessoa que faça com que o cliente entre em contato com o produto ou serviço oferecido pelo empreendedor ou empresa. Para se tornar um afiliado, no entanto, é necessário fazer parte de um ou mais programas de afiliados. 

Ou seja, ser afiliado nada mais é do que ajudar uma determinada empresa ou empreendedor a vender seu produto na internet. E essa ajuda vem através da divulgação e impulsionamento das vendas que o afiliado faz — que podem ser por meio das redes sociais e de várias outras formas.

Portanto, quando o cliente faz a compra via divulgação de um afiliado, um link personalizado é utilizado na hora da transação. Desta maneira, assim que o cliente realizar a compra por meio da indicação do afiliado, este ganha uma comissão pela venda. Assim sendo, o valor pago aos afiliados é uma comissão pelas vendas e conversão dos clientes.

Quais as vantagens de se tornar um afiliado?

É fácil entender como uma empresa pode lucrar facilmente com essa estratégia de marketing, visto que ela terá muitas pessoas divulgando o seu produto ou serviço. No entanto, o assunto também gera algumas dúvidas. Entre elas, a mais comum é: será que vale a pena ser um afiliado? Nossa resposta é sim! 

O primeiro benefício de se tornar um afiliado é que não é necessário investir muito dinheiro para começar a trabalhar e faturar. A alternativa de programa de afiliados é uma ótima ideia para quem quer ganhar dinheiro com a internet, mas não tem muito tempo para começar um empreendimento do zero. 

Além disso, outra vantagem é que não há necessidade de desenvolver um produto, já que o afiliado estará divulgando algo existente no mercado. Cabe ao afiliado, no entanto, a tarefa de entender a dinâmica do público deste produto e conquistar vendas. 

Um outro ponto muito positivo é que os afiliados estão livres de impostos, taxas de envio ou qualquer outro valor relativo ao produto, uma vez que a empresa é a responsável por ele. Há, também, um outro benefício que vale destacar: os afiliados não precisam pagar taxas para as plataformas de afiliação

Desta maneira, pode-se dizer que a praticidade, o baixo custo e a liberdade de trabalhar quando e onde quiser são os principais benefícios para se tornar um afiliado. 
Gostou deste nosso conteúdo? Quer continuar aprendendo sobre Marketing de Afiliados? Então continue a leitura em nosso blog e veja agora mesmo: 7 dicas para se tornar um afiliado de sucesso!

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