Em um mundo tão dependente da informação, é um desafio constante para o profissional de mídia acompanhar os avanços, interpretá-los e divulgá-los para as pessoas.
O profissional precisa entender o plano geral que o cliente deseja; seu mercado de atuação, além dos detalhes, hábitos e costumes dos consumidores; para assim, utilizar os meios de comunicação do melhor jeito.
Para celebrar o Dia do Mídia, convidamos Thais Rei, Analista de Mídia na Nubank, para compartilhar suas experiências e perspectivas para o futuro. Boa leitura!
Pode nos contar um pouco mais sobre você?
Sou formada em publicidade e propaganda, pós graduação em Marketing Digital, casada 29 anos e estou no mercado de marketing digital há 7 anos. Já trabalhei com mais de 10 segmentos diferentes, isso inclui e-commerce: beleza, varejo, tecnologia, B2B, até mesmo óleo para maquinário industrial, e hoje, finance.
Como você enxerga a importância do profissional de mídia no cenário do marketing brasileiro?
A mídia tomou formatos e proporções novas desde de 2020 no mercado brasileiro. Tendo em vista como hoje temos que disputar pela atenção do usuário nas redes sociais e sermos ainda mais assertivos em como o usuário busca por isso.
Estamos numa era de momentos instantâneos e ricos de informação: Receitas fasts de 3 minutos e 3 ingredientes, como fazer, como montar, como solucionar. O usuário está mais independente, mais autônomo.
Esse comportamento reflete completamente no consumo de internet, produtos e serviços e precisamos moldar nossas visões em tempo real para esse comportamento, é nítido imaginar que o que funcionava MUITO bem em 2019, hoje pode não funcionar mais!
Como o Marketing de Afiliação faz parte da sua rotina-carreira?
Esteve sempre presente quando se fala de desbloqueio de novos patamares de mídia, mensagem e alcance, quando queremos refinar nossas entregas para públicos específicos a mídia de afiliação tem um grupo, um portfólio que se encaixa para você, por isso é sempre importante trazer esse formato dentro do seu plano de mídia.
Qual o maior desafio que você encontra no mercado atual?
As mudanças constantes dentro das plataformas e do público brasileiro. Somos uma audiência criativa e em constante mutação, a forma que consumimos mídia sempre me traz reflexões pela volatilidade que encontramos para determinados serviços da internet.
Então como de praxe para todo profissional é estar minimamente aware de tudo que acontece no Brasil e no mundo pelo menos 85% dos assuntos trend, é com certeza o maior desafio do mídia, seja ele jovem ou millennial (risos).
Por isso que nessas horas você pode e deve contar com todos do time para discutir tendências e os assuntos mais falados do dia.
Quais habilidades você teve que desenvolver para chegar onde está hoje?
Comunicação, com certeza! Analítica, estratégica, didática, flexível, comercial.
Analítica, quando estamos em uma reunião de KPIs e resultados com time e cliente.
Estratégica, para tomar as melhores decisões e discutir possibilidade com time.
Didática, com alguém novo no time que precisa de um onboarding ou estagiário para que você possa alavancar seu desenvolvimento junto com você ou um cliente que não compreende muito bem nosso trabalho no marketing digital.
Flexível, pois dentro do mercado digital não existe apenas UM caminho correto.
Comercial, para negociações de desbloqueio de melhores propostas para ampliar canais.
O que é fundamental para você em um plano de mídia?
Com certeza foco no real impacto para os objetivos da empresa. Muitas vezes ficamos com o olhar viciado de trazer resultado com menor custo, mas é preciso sempre avaliar e validar o valor de cada parceiro de mídia de acordo com o retorno e qualidade envolvidos.
Precisa ter foco, tempo e MUITA análise minuciosa de cada dado para essa construção, pois você está fazendo seu mapa para desenterrar seu tesouro/objetivo.
Tem alguma estratégia que você julga indispensável para todo e-commerce?
Em primeiro lugar saber como se comunicar e onde está seu cliente! Como oferece aquele batom vermelho no qual TODAS as marcas tem um igualzinho.
Fazer pesquisa de mercado, através das ferramentas (isso facilita muito o dia a dia) e acompanhar tendências.
O que não deve faltar no perfil de um profissional de mídia?
Visão estratégia e flexibilidade. Como disse, não existe apenas UM caminho correto para chegar ao objetivo, é necessário ser um bom ouvinte e mediador para construir junto ao time o melhor caminho.
Agregar e ouvir, ser flexível, estar aberto ao diverso, diferente, incomum, aprender com os erros, não ter medo de arriscar faz da pessoa um grande profissional.
O que você celebra em sua carreira no Dia do Mídia deste ano?
Hoje eu celebro todo meu aprendizado, onde eu cheguei e para onde vou e também como posso ajudar outras pessoas a crescerem!
Mídia é compartilhar e eu sigo compartilhando tudo que aprendi de braços abertos e tenho muito orgulho de toda minha trilha profissional que foi árdua e cheia de curvas, mas que eu nunca tive medo de arriscar e aprender algo novo!
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Em nome da Afilio, deixamos aqui o nosso parabéns a todos os profissionais, em especial a Thais e os nossos parceiros de mídia. Se você quer conhecer mais da Afilio e como podemos melhorar suas estratégias, fale conosco!